quinta-feira, 28 de abril de 2011
domingo, 24 de abril de 2011
A,E,I,O,U- CY VILANOVA
Música do cantor cearense Cy Vilanova, literalmnete essa música tem letra.
Se cuida Roberto Carlos,Chico Buarque e Caetano Veloso.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
SEXTA FEIRA DA PAIXÃO
quinta-feira, 21 de abril de 2011
ALÉM DO HORIZONTE
quarta-feira, 20 de abril de 2011
LIMA CAMPOS COMPLETA 79 ANOS.
No mês de abril a nossa querida Lima Campos completa 79 anos de existência.
O Blog do Lacy parabeniza Lima Campos que venha a emanicipação, que junto traga o progresso, e mais perpectivas para esse povo de garra e trabalhador. Anda, parar é covardia e olhar para a cidade do passado é ingnorância.Fazer aniversário é olhar pra trás com gratidão e pra frente com fé.
Lacy Carvalho 20 de abril de 2011
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM LIMA CAMPOS - CE
Segunda-Feira: 19:00 hs-Via-sacra com as crianças saindo da igreja e percorrendo as ruas São Sebastião,Ilídio Sampaio e Rua da BR, concluindo na capela do Padre Cícerio.
Terça-Feira: 19:00 hs-Via-Sacra com a juventude saindo da igreja São Sebastião e percorrendo as ruas São Sebastião, Residência,Ilídio Sampaio, Rua dos Amores e retornando a Igreja São Sebastião.
Quarta-Feira: Procissão do encontro com a imagem de Jesus saindo do Alto do Triângulo (Homens). Procissão com a imagem de Nossa Senhora saindo da rua da BR da Capela do Pdre Cícero.
Quinta-Feira: A noite celebração do Lava-Pés na Igreja São Sebastião, logo após adoração ao Santíssimo Sacramento até a Meia noite da Quinta-Feira.
Sexta-Feira: (Dia de silêncio) as 5:00 hs da manhã procissão e elebração penitencial no Açude Lima Campos.
15:00 hs Celebração da Paixão e adoração da Cruz na Igreja São Sebastião.
19:00 hs Encenação da Paixão, morte e ressurreição do Senhor da vida! (Quadra em frente a Igreja São Sebastião).
Sabado de Aleluia: 19:00 hs na Igreja São Sebastião celebração da Luz!
Domindo de Páscoa: Celebração as 19:00 hs na Igreja São Sebastião.
Com informações do Blog Nossa História, Nossa Gente.
terça-feira, 19 de abril de 2011
AÇUDE LIMA CAMPOS VOLTA A SANGRAR
Após um período de 16 dias abaixo de 100% da capacidade, por conta da diminuição das chuvas caídas em Icó, o açude Lima Campos voltou a sangrar neste domingo (17).
De acordo com os dados da Cogerh, o espelho d'água chegou ao nível de 100,97% na segunda (18) e deve continuar a lâmina d'água em virtude das chuvas constantes que vêm caindo em Icó. O sangramento de 2011 teve início em 2 de março e continuou até o dia 31 do mesmo mês.
TATAJUBA E ORÓS - Outro reservatório prestes a sangrar é o Tatajuba, que chegou a 99,29% e deve ultrapassar sua capacidade nos próximos dias. Na região, o segundo maior açude, o Orós, está com 91,39%.
Fonte: Site Icó é Notícia
AÇUDE TATAJUBA SANGRA EM ICÓ - CE
Após o reservatório de Lima Campos novamente ultrapassar a cota máxima, foi a vez, nesta terça-feira (19) do Açude Tatajuba, localizado no leito do riacho Tatajuba e pertencente à Bacia do Salgado.
Com 2,72 milhões de m³, sua construção ocorreu em 1996, e encontra-se atualmente com um espelho d´água tem lâmina de 0,02 cm de água. No caso do açude Lima Campos, a lâmina de sangria é de 0,08 cm. As informações são da Funceme.
ORÓS E CASTANHÃO - Os maiores açudes do Ceará vêm recebendo uma boa recarga proveniente das recentes e constantes chuvas no Estado. Cada vez mais próximo de seu limite, o Orós está com 92,36%. Já o Castanhão, aumentou seu volume para 70,51%.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
POEMA DE NONATO BERTOLDO
Lágrimas das águas
Como é triste a vida
No sertão do Ceará
Cascavel é a comida
Do faminto Carcará
Tudo é deserto e seco
Animais morrem de fome
Onde era seu berço
O sertanejo passa fome
A seca lhe exila
Da casa e do lugar
Onde existia vida
Não pode mais morar
O Ceará vira um terror
Sem planta e sem criação
O xiquexique sem flor
É a única plantação.
Poema do Professor e Poeta, Nonato Bertoldo.
sábado, 16 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
HUMOR
A esposa liga para o marido:
- Benhêêêê, preciso te contar uma coisinha. Não fica bravo comigo não, mas bati o nosso carro !
- Meu Deus, mulher! Que merda! Mas você se machucou ?
- Não, está tudo bem.
- Bateu o carro onde, criatura ?
- Na árvore que fica bem na nossa calçada, quando entrei na garagem.
- Mas querida, as árvores ficam na rua detrás da entrada da garagem.
- É que... é melhor você vir ver...
Enviado Por: Roberto de Almeida, SP
MÚSICA DO DIA: O ÉBRIO, VICENTE CELESTINO, UM CLÁSSICO DA MÚSICA BRASILEIRA.
O Ébrio
Vicente Celestino
Composição : Vicente CelestinoRecitativo - Falado : Nasci artista. Fui cantor. Ainda pequeno levaram-me para uma escola de canto. O meu nome, pouco a pouco, foi crescendo, crescendo, até chegar aos píncaros da glória. Durante a minha trajetória artística tive vários amores. Todas elas juravam-me amor eterno, mas acabavam fugindo com outros, deixando-me a saudade e a dor. Uma noite, quando eu cantava a Tosca, uma jovem da primeira fila atirou-me uma flor. Essa jovem veio a ser mais tarde a minha legítima esposa. Um dia, quando eu cantava A Força do Destino, ela fugiu com outro, deixando-me uma carta, e na carta um adeus. Não pude mais cantar. Mais tarde, lembrei-me que ela, contudo, me havia deixado um pedacinho de seu eu: a minha filha. Uma pequenina boneca de carne que eu tinha o dever de educar. Voltei novamente a cantar mas só por amor à minha filha. Eduquei-a, fez-se moça, bonita... E uma noite, quando eu cantava ainda mais uma vez A Força do Destino, Deus levou a minha filha para nunca mais voltar. Daí pra cá eu fui caindo, caindo, passando dos teatros de alta categoria para os de mais baixa. Até que acabei por levar uma vaia cantando em pleno picadeiro de um circo. Nunca mais fui nada. Nada, não! Hoje, porque bebo a fim de esquecer a minha desventura, chamam-me ébrio. Ébrio...
Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer
Aquela ingrata que eu amava e que me abandonou.
Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer.
Não tenho lar e nem parentes, tudo terminou...
Só nas tabernas é que encontro meu abrigo.
Cada colega de infortúnio é um grande amigo,
Que embora tenham, como eu, seus sofrimentos,
Me aconselham e aliviam o meu tormento.
Já fui feliz e recebido com nobreza. Até
Nadava em ouro e tinha alcova de cetim
E a cada passo um grande amigo que depunha fé,
E nos parentes... confiava, sim!
E hoje ao ver-me na miséria tudo vejo então:
O falso lar que amava e que a chorar deixei.
Cada parente, cada amigo, era um ladrão;
Me abandonaram e roubaram o que amei.
Falsos amigos, eu vos peço, imploro a chorar:
Quando eu morrer, à minha campa nenhuma inscrição.
Deixai que os vermes pouco a pouco venham terminar
Este ébrio triste e este triste coração.
Quero somente que na campa em que eu repousar
Os ébrios loucos como eu venham depositar
Os seus segredos ao meu derradeiro abrigo
E suas lágrimas de dor ao peito amigo.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
STF CONSIDERA CONSTITUCIONAL PISO NACIONAL PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, declararam a constitucionalidade da Lei 11.738/2008, na parte que regulamenta o piso nacional - vencimento básico - para os professores da educação básica da rede pública. O ministro Marco Aurélio ficou vencido.
O julgamento, que durou mais de quatro horas, ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), durante a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, ajuizada na Corte pelos governos dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.
Defensores da integralidade da lei.
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, e os advogados de entidades de classe dos trabalhadores em educação defenderam a integralidade da lei.
Diversos deles citaram a posição vergonhosa do Brasil, em termos de educação mundial (88º lugar entre 127 países, segundo a UNESCO, e 53º entre 65 países, segundo a OCDE) e observaram que a Lei 11.738 vem na seqüência de diversos atos federais destinados a melhorar o ensino e valorizar o magistério, conforme previsão contida na no artigo 206 da Constituição Federal (CF).
Prevê esse dispositivo que o ensino será ministrado com base nos princípios da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e, por fim, a valorização dos professores, planos de carreira para o magistério e piso salarial profissional, além de ingresso no ensino público por meio de concurso.
O advogado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto de Figueiredo Caldas, lembrou que a lei 11.738 foi aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, não tendo havido nenhum voto contra.
O advogado-geral da União informou que em 2009 apenas 29 municípios pediram suplementação da União para pagar o piso e, em 2010, foram 40. E o advogado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de ensino informou que, para 2011, já há uma previsão orçamentária da União de R$ 800 milhões destinados a esta suplementação.
Ele destacou a necessidade de a lei ser mantida em sua integridade, lembrando que, hoje, está cada dia mais difícil preencher vagas de professor, diante do desestímulo gradual a que a categoria foi submetida.
Segundo ele, o Brasil é, hoje, um dos países que pior remuneram seu professores. Citando uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, ele disse que, diante disso e das más condições de trabalho dos professores, é cada vez menor o número entre os melhores alunos do ensino fundamental e médio que escolhem a magistratura. E esta, segundo ele, é uma inversão de valores, porque, nos países desenvolvidos, ocorre o contrário: os melhores alunos vão para o magistério.
Última a se manifestar, a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, lembrou que a lei é de 2008 e previu adaptação gradual. Portanto, três anos depois, os estados não têm mais o direito de reclamar problemas orçamentários, pois tiveram tempo para se adaptar. Além disso, a própria lei prevê que a União subsidiará aqueles estados e municípios que não tiverem condições de pagar o piso salarial nacional dos professores.
Enviado Por: Professor e Poeta, Nonato Bertoldo
quarta-feira, 6 de abril de 2011
É PRECISO UMA MOBILIZAÇÃO MAIS ENÉRGICA CONTRA A DENGUE EM ICÓ !!!
Fiquei assustado e preocupado com a manchete do Jornal O Povo publicado, no último sábado (2), "DENGUE FOGE AO CONTROLE", isso é alarmante. Em apenas uma semana, o Ceará registrou 1.438 casos de dengue. Desde janeiro, 20 pessoas morreram. Diante do quadro, EPIDEMIA pode ser anunciada na próxima segunda pelas secretarias da saúde, que alertam: é preciso mais mobilização em casa.
Agora, nos reportaremos em relação ao Icó, este se encontra na 3º colocação do ranking dos municípios com mais casos confirmados, sendo: 366 casos e 1 óbito de Febre Hemorrágica. E, no ranking regional, se tratando da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediado em Icó, com a cobertura de outros seis municípios, encontra-se na 1° colocação, com - 366 casos (112 em janeiro; 220 em fevereiro; 34 em março) e 1 morte por Febre Hemorrágica.
Esses dados foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta sexta-feira (01). Com a atualização semanal dos números no site oficial.
Dengue é uma doença traiçoeira. Eu contraí dengue, em fevereiro, quando terminou minhas férias vim para a capital, no outro dia, comecei a sentir os sintomas. Fiz uma consulta com um primo que é médico, o qual me passou os remédios necessários e exame de sangue que confirmou a doença. Fiquei mais de uma semana de cama. Gastei em torno de mais de trezentos reais, mas graças a Deus estou melhor.
Então, esta minha confirmação da doença já não foi registrada no município, e, quantos e quantos nem chegam a fazer o exame, ficam bom e não procuram mais o Hospital e/ou os postos de saúde para se certificarem a certeza da doença ou não.
Em novembro quando estive em Icó tive a oportunidade de conversa com dois agentes de endemias, por questão de ética não vou citar-lhes os nomes, haja vista já conhecer o modus operandi dessa administração.
Perguntei-os se haveria há possibilidade de acontecer um surto de dengue na cidade, pasme vocês com a resposta: "é certeza, não tivemos o básico para trabalhar, por exemplo, material, fardamento, um carro para nos deslocarmos para a zona rural; reajuste salarial; sem data fixa para o recebimento dos vencimentos, que resultaram em greves, mas com tudo isso, fizemos o que podíamos".
Todavia, começou em janeiro a lotação no Hospital Regional de Icó, o povo com suspeita de dengue; às farmácias triplicou as vendas do remédio, tylenol; eram feitas denúncias na rádio Brasil FM. O que gerou um abaixo assinado para chamar a atenção das autoridades responsáveis.
Por conta disso, o competente Ministério Público local, representado pelos ilustríssimos Dr. Luciano Tonet e Drª. Kamila Ferraz promoveram uma audiência pública, no dia 20 do mês de janeiro relacionado ao problema da dengue no município.
Fiz essa retrospectiva para mostrar que não basta só às autoridades competentes agir. É preciso que você e seus vizinhos também façam sua parte, eliminem qualquer objeto com chance de acumular água.
As campanhas estão nas ruas. Não dedicar uma hora do seu dia para vedar a caixa ou limpar o quintal pode custar uma vida.
Voltaremos ao assunto.
____________________________
terça-feira, 5 de abril de 2011
MERCEARIA DO SEU MANOEL LEITE
Seu Manoel Leite (in memorian) foi o pioneiro no comércio limacampense sua mercearia era localizada na esquina das ruas São Sebastião e Ílidio Sampaio.
Homem trabalhador e digno que ajudou a desenvolver o progresso em Lima Campos. Seu Manoel faz parte da história de Lima Campos,
Nessa foto ele está ao lado do seu filho José Leite.
FRASE DO DIA
( Hamassa )
POEMA DE NONATO BERTOLDO
Sertanejo homem forte
Vive a mercê da sorte
A procura de um emprego
Torna-se um migrante
Na estrada um retirante
Esse pobre sertanejo
Com a ajuda do divino
Emigrar é seu destino
Em busca de alimento
Quando a terra não dá
Um jeito vai arranjar
Pra adquirir o sustento
A vida ficou banal
O sonho deixou pra trás
Debaixo de um ponte
Vagando na estrada
Pára pra descansar
Á beira de uma fonte
Debaixo de um juazeiro
Passa o dia inteiro
A espera de comida
Um pouco de arroz e feijão
Faz uma refeição
Dada por uma mão amiga
Num clima de paz
Deixa a saudade pra trás
De um lugar maravilhoso
No sertão que foi criado
Muitas vezes foi maltratado
Por aquele povo orgulhoso
Á noite pensa na vida
Como vai ser outro dia
O rumo que vai tomar
Qualquer lugar é lugar
Do sertão até o mar
De norte a sul vai vagar.
Poema extraido do livro "Um Lugar Ao Sol" do Poeta e Professor Nonato Bertoldo
PECUÁRIA LEITEIRA DEVE CHEGAR A PERÍMETROS CEARENSES, ICÓ - LIMA CAMPOS
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) procura ampliar a produção de leite por meio da utilização de áreas ociosas em perímetros irrigados administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).
A ideia, divulgada no Diário do Nordeste deste domingo (03), aponta para a concessão do Dnocs de anuência para a criação de gado leiteiro, ficando com a Adece o desafio de sensibilizar produtores e atrair novos empresários a investirem na atividade.
"É preciso modernizar o setor, melhorar a qualidade racial do rebanho", observa o secretário de Agricultura do Município, Mailton Bezerra. "É uma atividade que dá lucro e é por isso que está crescendo", complementa.
A Secretaria de Agricultura e a Ematerce, na cidade de Icó, não souberam informar a quantidade de leite produzida e o número de criadores, no perímetro, que dispõe de quatro tanques de resfriamento para coleta e armazenamento do leite in natura. Mailton Bezerra disse ser favorável que os perímetros explorem as três atividades: leite, grãos e frutas.
Fonte: Diário do Nordeste, Por Honório Barbosa
domingo, 3 de abril de 2011
CONFRATERNIZAÇÃO EM LIMA CAMPOS
Neste sábado dia 03 de abril de 2011, amigos do conceituado radialista Rubens Brasil e do ex prefeito de Icó Jaime Junior, estiveram em Lima Campos para uma reunião entre amigos.
Na casa do nosso grande amigo e engenheiro Pedro Benício a beira do açude Lima Campos.
Iniciativa do nosso amigo Civan Felinto e do jovem Roney Olinda que colocou seu nome a pré- candidato a vereador representando Lima Campos.
Roney rearfimou sua boa vontade de ajudar no desevolvimento de Icó e Lima Campos.
Nosso amigo Rubens Brasil também colocou seu nome com um possivél candidato a vice prefeito na chapa do jaime Junior, e sem nenhuma rejeição foi bem aceito entres os presentes.
Entres os amigos estava Roberto de Livino, Leonel, Seu Leônidas do Posto Àgricola, Gilson, Nilo, Júnior de Colino, Didó.Moacir Brasil, entre outros.
E no final um churrasco regado a refrigerante.
sábado, 2 de abril de 2011
GARÇON, A TRAJETÓRIA DE UM ARTILHEIRO
Joseli Carneiro de Lima, falando assim ninguém conhece, e se eu citar Garçon? um dos melhores jogadores que o Icó já teve, é claro que todo mundo já ouviu falar.
A origem do apelido surgiu quando o radialista limacampense J.Jaime narrava uma partida, quando o Joceli pegou uma bola avançou na linha de fundo e entregou de bandeja para o atacante fazer um gol, então na sua narração ele falou esse rapazinho camisa sete só pode ser Garçon entrega só de bandeja sem nenhuma dificuldade para o seu companheiro marcar o gol.
Garçon começou a jogar em 1981 com 17 anos, com passagens pela a seleção de Cedro em 1990, no Guarany do Alencar em 1994, na final da Copa União, Garçon sagrou-se artilheiro com 12 gols.
Jogou Intermunicipal em 1994 seleção de Icó X Capristano de Abreu.
Em 1995 jogou pela a equipe de Campos Sales.
Em 2000 teve passagem pela a seleção de Master de Icó, em quase fim de carreira ele foi o artilheiro master em 2006.
Em uma partida entre a seleção de Icó contra a equipe de Pacajus no estádio Castelão em Fortaleza Icó perde por 3 X 1 sendo que o gol da equipe de Icó foi do Garçon.
Já trabalhou com os técnicos Celso Gavião, Jorge Costa e Jorge Luis.
Atualmente joga pela a eaquipe de master do Cruzeiro de Icó.
Parabéns Garçon pela a sua imensa contribuição ao esporte icoense.