Um área que tem potencial para crescer e vê nos perímetros irrigados do Ceará uma oportunidade. Através dessa visão, a pecuária leiteira desponta como opção para a economia cearense.
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) procura ampliar a produção de leite por meio da utilização de áreas ociosas em perímetros irrigados administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).
A ideia, divulgada no Diário do Nordeste deste domingo (03), aponta para a concessão do Dnocs de anuência para a criação de gado leiteiro, ficando com a Adece o desafio de sensibilizar produtores e atrair novos empresários a investirem na atividade.
O projeto, denominado de "Leite Ceará", prevê a produção em perímetros irrigados e com isso garantir o aumento na oferta de lácteo e de seus derivados. O presidente da Adece, Francisco Zuza de Oliveira, é o autor da iniciativa, tendo como defesa que o Ceará "importa 450 mil litros de leite".
IMPLANTAÇÃO - O foco do projeto seriam os modernos perímetros irrigados do Tabuleiro de Russas e do Baixo Acaraú, que apresentam vantagens para a cadeia produtiva do leite, dentre as quais o melhor aproveitamento das áreas irrigadas e ocupação de apenas 30% das áreas agrícolas.
PERÍMETRO ICÓ-LIMA CAMPOS - No caso do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, a pecuária leiteira vem se expandindo em decorrência de ações governamentais, financiamento bancário, programa de inseminação artificial para melhoria genética do rebanho, oferecido pela Prefeitura e por iniciativa dos próprios produtores, os colonos.
"É preciso modernizar o setor, melhorar a qualidade racial do rebanho", observa o secretário de Agricultura do Município, Mailton Bezerra. "É uma atividade que dá lucro e é por isso que está crescendo", complementa.
"É preciso modernizar o setor, melhorar a qualidade racial do rebanho", observa o secretário de Agricultura do Município, Mailton Bezerra. "É uma atividade que dá lucro e é por isso que está crescendo", complementa.
A Secretaria de Agricultura e a Ematerce, na cidade de Icó, não souberam informar a quantidade de leite produzida e o número de criadores, no perímetro, que dispõe de quatro tanques de resfriamento para coleta e armazenamento do leite in natura. Mailton Bezerra disse ser favorável que os perímetros explorem as três atividades: leite, grãos e frutas.
Fonte: Diário do Nordeste, Por Honório Barbosa
ليست هناك تعليقات:
إرسال تعليق