terça-feira, 31 de maio de 2011
CIRCUITO DAS ÁGUAS
domingo, 22 de maio de 2011
DO SONHO PROFISSIONAL Á REALIDADE DA SALA DE AULA
Aos quatro anos perdeu os pais em um acidente de carro e foi morar no interior da Bahia com parentes. Voltou para Natal para cursar a faculdade de Letras na UFRN. Morou na residênciauniversitária e trabalhou durante todo o curso para se manter. Amanda é professora desde os 21 anos. O primeiro trabalho foi no cursinho pré-vestibular do DCE, fase que ela descreve como a melhor da sua carreira. "Era um projeto social e é uma experiência diferente, o perfil dessas turmas é de pessoas realmente interessadas e que estão em um nível de leitura e escrita que você consegue desenvolver um bom trabalho".
Segundo ela, o grande choque com a educação veio quando assumiu uma turma do 6º ano em uma escola municipal de Natal. "A minha maior frustração foi quando entrei na sala de aula para o nível fundamental, em 2005. Eu vi que os alunos do sexto ano não tinham a menor proficiência para estar nessa série, eram alunos analfabetos", recorda.
O sonho de ser professora nasceu no cursinho pré-vestibular. Amanda admirava as aulas da professora Claudina e sonhava em ser como ela. "Ela era uma professora indescritível. Eu olhava para ela e pensava 'é isso que eu quero fazer na minha vida'. Então me tornei professora", contou. Mas e hoje, o que aconteceu com esse sonho? "Eu não sei dizer o que aconteceu com o meu sonho, mas ele não é mais o mesmo, definitivamente. Eu estou em uma fase de avaliação, estou refletindo", disse. A desmotivação vem, segundo ela, dos baixos salários, da falta de condições de trabalho e do analfabetismo dos alunos.
A vida corrida, o desgaste diário e a desvalorização da profissão, renderam a Amanda um problema de saúde que ela prefere não revelar, mas que foi responsável por seu afastamento da sala de aula. Hoje, trabalhando na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo e na Escola Estadual Miriam Coelli, ela atua na biblioteca e no laboratório de informática. "Estou em fase de readaptação de função, fora da sala de aula. Assim como eu, existem muitos professores com problemas de saúde em decorrência do nosso trabalho", afirmou.
Fonte:Diário de Natal
sexta-feira, 20 de maio de 2011
BLITZES GERA PROTESTO EM ICÓ
O fato é que, mesmo sendo de praxe este trabalho dos órgãos, esta última operação teve o ingrediente extra dos gritos e das vaias dos icoenses prejudicados. Muitos utilizam do veículo para o trabalho e/ou estudo, mas também não justifica a ausência do básico para se locomover entre as ruas e estradas do município.
O caos constante e já tradicional de Icó não pode continuar, entretanto deve haver um ponto em comum entre as blitzes e a população, para que não seja um ato mecânico de levar as motos sem qualquer política de educação de trânsito ou o fingir que nada acontece.
A foto em questão e as informações são do blog Icó Cultural. O registro é da Av. Prefeito Anísio Sampaio. No local, os fiscais se foram após muitas pessoas se reuniram nas proximidades e protestarem. Naõ há confirmações se havia um trabalho extra, mas um helicóptero sobrevoava a cidade no mesmo momento.
DICA DE PORTUGUÊS: O BIZARRO "PARIR"
Apesar de causarem estranheza e serem um tanto malsoantes, algumas formas de “parir” porem ser usadas à vontade por quem precisar, diz a maioria dos sábios, inclusive a 1ª pessoa do presente do subjuntivo. Esse verbo já foi tratado como defectivo, a que faltavam essas formas, mas não há razão para isso: presente do indicativo – pairo, pares, parimos, pare, paris, parem: presente do subjuntivo - paira,pairas,paira,pairamos,pairais, pairam.
Portanto, se uma senhora grávida tiver programado cirurgia cesariana em data a escolher, dependente do signo astrológico, poderá anunciar:
“Eu pairo no dia que quiser, de amanhã a uma semana”.
E o parceiro, compreensivo:
“Que ela paira à vontade, porque eu já fiz o que podia.”
Enviado Por: Professor Nonato Bertoldo.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
CRUZEIRO CAMPEÃO ICOENSE DE FUTEBOL MÁSTER 2011
3 a 1. Este foi o placar vitorioso da equipe do Cruzeiro, que se sobrepôs ao Internacional do Gama e sagrou-se bicampeão do Campeonato Icoense de Futebol Máster 2011.
A decisão aconteceu no campo do Posto Br, no último sábado (14), e a partida teve a arbitragem de Wagner Honório, com assistência de Francisco Diassis e José Antonio. Muitas pessoas compareceram para assistir à emocionante partida.
O JOGO - O internacional abriu o placar aos 13 minutos do 1º tempo, com o atacante Gil. A virada do Cruzeiro teve início com Marquinho, que empatou aos nove da etapa final, e Valteone, aos 11, e Marquinho, novamente, aos 38 minutos.
O campeão Cruzeiro atuou com: Daniel, Genival, Valteone, Magal, Marcos, Tavares, Novinho, Marquinho, Pretinho, Garçon e Leandro. Entraram após o início da partida, Clairton, Gildivan, Taíde, Junior Bandeira, Flávio, Flamarion e Jorginho. O técnico Glaudécio só não utilizou o meia Til. Edson Ferreira e João Galera fizeram parte do elenco campeão.
O elenco do Internacional vice-campeão foi: Fernando, Zuza, Martins, Vilmar, Bertinho, Paulo, Flávio, Nou, Josué, Gil, Fogoió. No banco: Baixinho, Mincharia, Neto e Acrisio. Técnico: Beilson.
Os melhores do campeonato:
PRÊMIOS - Magal, do Cruzeiro, foi escolhido o melhor atleta do campeonato. Bilú, do América, foi o artilheiro da competição, com 10 gols marcados. Daniel, do Cruzeiro, foi escolhido o melhor goleiro e o destaque da decisão foi Marquinh,o do Cruzeiro, que marcou dois gols.
na ocasião, a Liga Desportiva Icoense (LDI) homenageou o desportista Juraci Otávio Ferreira levando seu nome no troféu de campeão. O secretário de Esporte de Icó, Aroldo Nunes, e o vereador Iatagã Matias, além de Cláudio Pereira e Antonio Angelim e o presidente da Liga, Deusivan Macêdo, entregaram os troféus. A LDI também homenageou Eduardo Peixoto (in memoriam).
O CAMPEONATO - Contando com a participação de 11 equipes e 248 atletas, o Campeonato Icoense de Futebol Máster foi organizado pela LDI e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, através do prefeito Marcos Nunes, que doou os troféus
Também apoiaram a iniciativa esportiva, os comerciantes Luquinha do Cal, Marquinho da Ótica Lavor, aos responsáveis pela marcação de campo (Cicero da BR, Veio do Cruzeiro de Lima Campos, Manoel Inácio, Sergio e Diuveia e Galego de Elias),os árbitros e a torcida que compareceu em grande número em todos os jogos.
* Com informações do presidente da LDI, Deusivan Macêdo, no site da Tá Na Área, da Ligaffi
O USO ADEQUADO DO VERBO "TER"
A banda Aviões do Forró (argh!!) faz um sucesso estrondoso há bastante tempo. Seus incontáveis fãs não se cansam de ouvir, em altíssimo e sofrível som, músicas que primam mais pela, digamos, mensagens do que pelas normas gramaticais. Vejam este trecho de “Minha Mulher Não Deixa Não”:
- Ei no meu carrão vamos sair,
Tem Aviões todo mundo vai curtir.
E aí lá em Marli tem cabeça de galo, veeeenhaaaa.
Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não,
Não vou não, quero não.
Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não,
Não vou não, quero não.
(...)
O verbo TER, nas frases acima destacadas, não está sendo bem empregado. Sugiro usá-lo apenas no sentido de POSSUIR. Por exemplo: Eu tenho uma Ferrari; O Vasco não tem craques no time. Percebam que, na música, o verbo não está sendo empregado com esse significado. Em vez de escrever “Tem Aviões” e “tem cabeça de galo”, melhor grafar “Tocará Aviões” e “cozinharam cabeça de galo”.
RAINHA DAS FLORES 2011
RAIMUNDO FAGNER FORRICÓ 2011
CONFIRA:
*QUARTA-FEIRA - DIA 06 DE JULHO: AVIÕES DO FORRÓ.
*SÁBADO DIA - 09 DE JULHO: LIMÃO COM MEL.
*DOMINGO - DIA 10 DE JULHO: GAROTA SAFADA.
fonte: Blog Icó Cultural
quarta-feira, 18 de maio de 2011
FRASE DO DIA
( Marquês de Maricá )
terça-feira, 17 de maio de 2011
HUMOR
O ESPERMOGRAMA DO VELHINHO
Um velhinho tinha que fazer espermograma.
Foi à farmácia e comprou um potinho desses para coleta de material.
Chegando em casa, foi ao banheiro e tentou com a mão direita, tentou com a
esquerda e até com as duas, e nada!
Então, chamou sua mulher.
Ela tentou com a mão direita, tentou com a esquerda, com as duas e até com a
boca, mas também não conseguiu..
Não vendo outra opção, ela chamou a vizinha.
Esta, querendo ajudar, mesmo bastante constrangida, tentou com a direita, com a
esquerda, com as duas mãos, muito sem graça, pediu licença e tentou com a boca,
mas não obteve sucesso!
A vizinha, não se dando por vencida, chamou a filha de 18 anos, uma menina
encantadora.
E mais uma vez repetiram-se as tentativas.. uma mão, outra, as duas, com a boca,
mas também não conseguiu..
O velhinho triste, voltou à farmácia...
Devolveu o pote ao vendedor dizendo:
- Dá pro senhor me ver outro potinho, porque lá em casa, ninguém conseguiu abrir
este!
Mente poluída a sua, hein?
Três pais-nossos e cinco ave-marias... de joelhos,
AGORA!
Enviado por: Professor e Poeta Nonato Bertoldo
domingo, 15 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
FESTA DA FLORES EM LIMA CAMPOS - CEARÁ
A LANCHONETE PIRILAMPO ESTÁ DE VOLTA
quarta-feira, 11 de maio de 2011
POEMA DE NONATO BERTOLDO
HOMEM DE COR
Nasci de dor
Sofri a dor
Do preconceito
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
A minha alma
Como estrela D`alva
Dá pra se ver
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
O que tens nas veias
É igual o meu
Com o mesmo efeito
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
Quando morremos
Todos descemos
Pro mesmo leito
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
Tive amor
E desamor
Não sou perfeito
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
Ás veses sou rude
Mas as virtudes
Cobrem os meus defeitos
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
Tua cor é branca
Deitas com manto
Num belo leito
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito
A minha dor
Não está na cor
Está no peito
Tú és nobre
Sou preto pobre
Mas com respeito.
Poema extraído do livro " Um Lugar Ao Sol " Do Poeta e Professor:
Nonato Bertoldo.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
08 DE MAIO DIA DO ARTISTA PLÁSTICO
Dia 08 de maio comemora-se o Dia do Artista Plástico. É uma data que as pessoas não celebram, não há divulgação, a maioria das pessoas, além de muitos artistas plásticos, nem lembram dela, mas ela existe. Com a intenção de não deixar esse dia passar totalmente em branco, e quem sabe, ser mais lembrado no próximo ano, resolvi escrever algumas linhas.
O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.