segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
sábado, 29 de dezembro de 2012
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
RECADOS DOS CONTERÂNEOS
Um lindo munícipio com
um maravilhoso açude. Um local tranquilo com pessoas simples e educadas.
Excelente alimentação com baixo valor. Peixada maravilhosa! Eu voltaria a Lima
Campos.
Por: Clarine Moura Campos
Por: Gildevania Maniçoba Farias Santos
Por: Ozevaldo Silva
Por: Clarine Moura Campos
Gostaria de estar
retornando a este lugar a onde eu nasce e mi criei,moro em são paulo a 20 anos estou louca para levar a minha familia para conhecer esta cidade.
Por: Gildevania Maniçoba Farias Santos
Visitei Lima Campos uma
única vez. Foi quando minha espôsa (Evalda Maciel de Lima Silva) me levou para
conhecer. Realmente o Tucunaré é diferenciado (Muito Saboroso). Acho que àqueles
que nasceram e viveram em Lima Campos devem lembrar da Família Maciel, muito
famosa pela importância do seu patriarca: Luiz Gonzada Maciel que também foi
sogro do Sr. Antonio de Paula (Doca Paula). Infelizmente minha espôsa Evalda e
seu pai: Luiz Gonzaga Maciel já estão gozando das alegrias do Paraíso
Espiritual. Que saudade!
Por: Ozevaldo Silva
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
TOLERÂNCIA ZERO
João Dino: Histórias, Estórias, Crônicas e "causos".
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
domingo, 23 de dezembro de 2012
sábado, 22 de dezembro de 2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
POESIA E LITERATURA
Cando tô longi di tu mulé
Eu farto morrê di sardade
Sinto farta dus teu cafuné
Das cocera do bicho de pé
Cando to longi di tu mulé
Logo rem aiquela aigonia
Doi do estombo até o pé
Qui rai deceno nas viria
Condo to longi di tu mulé
Os cunhão fica tão muxu
Qui minha troxa se incoi
Pareceno com um caracó
Meus pentei tão inrolado
Qié Ingalzim corda com nó
Nonato Bertoldo
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
ÁREA TURÍSTICA EM ICÓ PRECISA DE URBANIZAÇÃO
Foto: Honório Barbosa |
Na sede da Vila de Lima Campos, praças e terreno, em frente às peixadas, onde deveriam ser construídos área de lazer, com equipamentos para a prática de esporte e atividades artísticas, e estacionamento, estão abandonados FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Na sede da Vila de Lima Campos, um amplo terreno, localizado bem em frente às peixadas, onde deveria ser construída uma área de lazer, com equipamentos para a prática de esporte e atividades artísticas, além de estacionamento para os veículos, está abandonado. Uma pracinha antiga também permanece quebrada há mais de duas décadas, sem nenhuma obra.
Governadores, secretários de Estado e gestores municipais defendem o incentivo ao turismo no sertão do Ceará. Em alguns pontos faltam equipamentos adequados. Em outros, são construídos balneários, mas não há público e, por isso, são desativados. "Forma-se um ciclo defeituoso", observa o bacharel em Turismo, João Farias. "Não há fluxo de turista porque não há estrutura e não há estrutura porque não há público".
Em Lima Campos, existe o atrativo principal que é a gastronomia local. Há mais de três décadas, visitantes vão ao distrito saborear a peixada de tucunaré (peixe frito, cozido, pirão e as porções de filé, com guarnições de arroz branco e o tradicional baião-de-dois). "Aqui temos a maior frequência de turistas da região Centro-Sul", afirma João Farias. "Há necessidade, entretanto, do poder público local buscar apoio do Governo do Estado e do Ministério do Turismo para implantar um projeto urbanístico moderno que acolha bem o turista", defende ele.
Os visitantes lamentam a falta de espaço para estacionar os veículos. "É triste ver essa pracinha quebrada há vários anos", disse o técnico em informática, Paulo Melo. "Os carros ficam no sol porque não há estacionamento coberto". A partir deste mês, com o início das férias escolares e a realização de festas religiosas em Icó, aumenta o fluxo de visitantes à Vila de Lima Campos.
Diariamente, as duas peixadas que funcionam no local, a Peixada do Zeca e do Xixico, estão lotadas. São tradicionais e começaram a funcionar na década de 1960. No fim de semana, o número de comensais triplica. O movimento é intenso nessa época do ano. "Até fevereiro, teremos uma boa movimentação de clientes", espera o empresário Jose Gomes Loyola (Zeca).
O setor espera que as vendas cresçam cerca de 20% no trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) em relação ao mesmo período anterior.
"É um ponto que acolhe visitantes ao longo do ano. Deveria haver uma melhoria", disse o empresário Luis Carlos Nogueira.
O secretário de Infraestrutura de Icó, Dárcio Pinto, disse que há um projeto de requalificação urbana para construção de uma nova praça e de um estacionamento. "O projeto já foi encaminhado, há mais de um ano, mas não conseguimos obter a liberação de recursos para a realização da obra", explicou. "Sabemos que Lima Campos é um local de atração turística e que tem como referência a peixada".
Há um movimento local que anseia a emancipação do distrito de Lima Campos que alcançaria a condição de cidade a partir do desmembramento de Icó. Entretanto, essa questão não avançou no Ceará. Havia uma expectativa entre os moradores de que nas eleições municipais passadas houvesse a realização de plebiscito para a consulta à população, mas a questão não foi incluída pela Justiça Eleitoral.
O prefeito eleito de Icó, Jaime Júnior, disse que uma de suas prioridades será a melhoria de infraestrutura urbana da sede de Lima Campos. "Vamos realizar obras no entorno das peixadas para acolher melhor os turistas e visitantes", disse.
Vendas
20% é a estimativa de crescimento nos negócios turísticos do entorno do Açude Lima Campos, mesmo com a precariedade dos equipamentos urbanos
HONÓRIO BARBOSA REPÓRTER
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)