الخميس، 29 يناير 2015

O BURACO TAPADO NA TRAVESSA JOÃO NOGUEIRA EM LIMA CAMPOS - CE



Fotos: Ítalo Renato / Vágner Honório

O tal "buraco" que há anos existia e incomodava tanto os moradores na Travessa João Nogueira, agora finalmente está sendo tapado e a população limacampense agradece.
O trabalho está sendo realizado pela a Construtora Loiola juntamente com a Prefeitura Municipal de Icó.

الأربعاء، 28 يناير 2015

PRÉ - CARNAVAL NO CASCUDO COM SALGADIM E BANDA



VÍDEO DA SEMANA


MAPA DAS PRINCIPAIS CIDADES BENEFICIADAS

Foto: Diário do Nordeste

LIMA CAMPOS: AÇUDE CEARENSE SOCORRE A PARAÍBA


Foto: Honório Barbosa
Diariamente, 50 caminhões pipa oriundos da Paraíba percorrem em média 200 km para captar água no Açude Lima Campos, localizado no município de Icó, na região Centro-Sul do Ceará. Essa situação ocorre quando o sertão nordestino enfrenta uma das maiores crises de abastecimento dos últimos 50 anos e, com isso, reservatórios e poços estão secando.
A partir do próximo mês, o número de caminhões da Operação Pipa, coordenada pelo Exército, na Paraíba, que faz a captação de água no Ceará, deve ser acrescido em mais 70 veículos. No total, serão 120.
Pelo menos essa é a informação repassada pelos motoristas dos caminhões pipa (pipeiros) que desde novembro do ano passado começaram a vir pegar água no açude Lima Campos, reservatório administrado pelo Departamento Nacional de Obras e Combate à Seca (Dnocs).
O vai-e-vem de caminhões é intenso na margem do Açude Lima Campos. O serviço começa pela madrugada, por volta das 4 horas. A maioria faz duas viagens diariamente para socorrer milhares de famílias que enfrentam escassez de água no sertão paraibano, percorrendo mais de 400km. São cerca de 20 municípios atendidos, dentre eles: Uiraúna, Triunfo, Bernardino Batista, Poço Dantas, Cajazeiras, Souza, Aparecida, São João do Rio do Peixe, Marizopólis, São José de Piranhas, Diamante e centenas de localidades no Vale do Piancó.
Gravidade
"A situação das famílias é grave e depende dessa água", disse o pipeiro Jurandir Lacerda, que há seis anos trabalha como motorista de caminhão pipa, na região de Uiraúna. "Os açudes secaram, não tem mais água nos poços e o jeito que o Exército encontrou foi pegar água aqui no Ceará que está salvando a Paraíba", disse. "A gente coloca água numa cisterna e as famílias próximas vêm buscar com baldes".
Na manhã de ontem, o pipeiro José Duarte de Aquino contou que quando o caminhão chega às comunidades rurais, centenas de moradores se aglomeram e disputam uma lata de água. "Cercam o caminhão e se a gente não tiver cuidado pode atropelar as pessoas", disse. Há um ano que Aquino faz o transporte de água para o abastecimento de famílias no município de Triunfo e há quatro meses começou a viajar para o Ceará. "Esse açude é a nossa salvação", afirmou.
O sistema de abastecimento dos caminhões é simples e improvisado nas margens do Açude Lima Campos. Há dois motores movidos a óleo diesel que fazem o bombeamento para os tanques por meio de canos instalados em forquilhas de troncos de árvores nativas. Em 20 minutos, o caminhão fica cheio. Outros veículos têm sistema de bombeamento próprio. O encarregado local, Kenedy Alves, confirmou que a partir de fevereiro o movimento deve aumentar e serão 120 veículos vindos da Paraíba.
Preocupação
Nas primeiras semanas da chegada dos caminhões os moradores de Lima Campos ficaram preocupados, temendo a perda de água. "Sei que eles estão sofrendo, mas se o açude secar a gente vai sofrer também", disse a dona de casa Francisca Souza. O agricultor aposentado Raimundo Leandro da Silva gosta de acompanhar o movimento dos veículos e mostrou ser favorável ao abastecimento. "Acho certo porque eles precisam e todos são nossos irmãos", disse. O reservatório Lima Campos, construído em 1932, um dos mais antigos do Nordeste, acumula 55% de sua capacidade e é reabastecido pelo Orós, o segundo com maior volume do Ceará.
Além de afetar o abastecimento rural, o baixo nível dos reservatórios no sertão da Paraíba já atingiu áreas de produção de banana e de coco em perímetros irrigados, desde 2013, reduzindo a produção em 90%. Em Souza, o coqueiral no perímetro irrigado de São Gonçalo foi drasticamente atingido. O mesmo ocorreu em Cajazeiras, em núcleos de produção de banana irrigada.
O coordenador da Operação Pipa, no município de Uiraúna, Lindon Johnson Figueiredo, confirmou a gravidade da crise de abastecimento de água em cidades da região: Triunfo, Joca Claudino, Poço Dantas, Vieirópolis, Bernardino Batista e Uiraúna. "Temos 10 caminhões que atendem a 1500 famílias", disse Figueiredo. "Até agora nada de chuva e parece que em 2015 a situação vai piorar".
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 28 açudes, dos 124 monitorados pelo órgão, estão com menos de 5% da capacidade armazenamento. Outros 20 mananciais já apresentam volume morto.
Fonte: Diário do Nordeste
Honório Barbosa
Colaborador

السبت، 24 يناير 2015

PEIXADA DO ZECA AGORA EM IGUATU AGUARDE...


A inauguração da Peixada do Zeca ZECA (Filial Iguatu) foi adiada pro dia 31 de Janeiro devido a liberação do alvará de funcionamento e do corpo de bombeiros. Agradeço compreensão e esperamos sua visita.
Venham conferir e saborear a melhor peixada da região.

ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES DE SÃO SEBASTIÃO 2015








Encerra-se as festividades alusivas ao padroeiro São Sebastião de Lima Campos, nesta sexta (23) foi a subida do grande mártir São Sebastião, assim foi o encerramento no nosso distrito, até o próximo ano se Deus quiser.

الجمعة، 23 يناير 2015

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM LIMA CAMPOS - CE























Fotos feitas da varanda da casa dos meus amigos Versin e Rosana

SHOW DE PRÊMIOS DA RÁDIO LIMA CAMPOS FM 104,9















Ouvintes da Rádio Lima Campos FM 104,9 recebem das mãos dos comunicadores os presentes sorteados no último sábado (17).
No aniversário da rádio quem ganhou o presente foram os radiouvintes, que sempre acompanham nossa programação diariamente, ouvintes obrigado por fazer parte da história da Lima Campos FM.